Padrão dos Posts - Parte 1 e Parte 2


Bem, considerando-se que essa é a primeira 'postagem' do blog, pode parecer estranho que seja uma 'aula' de como deve ser o padrão de postagem daqui pra frente. Mas, no fim das contas, não é tão estranho assim se vai ajudar o blog a ser lindo e divo!

Enfim, vamos ao que interessa (prevejo que essa postagem será apagada em breve, então gravem bem!):

Perguntas a respeito do Post:

1) O que é um Padrão de Postagem?
2) Qual é o padrão de postagem?
3) Por que um padrão?
4) Quem deve seguir o padrão de postagem?

Respondendo rapidinho antes de passar pras regrinhas:

1) O Padrão é uma forma padronizada dos posts, e se houver um padrão, eles ficarão todos parecidos e uniforme, isso deixa o blog mais profissional e organizado.

2) O padrão será explicado detalhadamente mais a frente (durante esse post!). Aguarde. 

3) O Padrão de Postagem é necessário pra deixar o blog todo arrumadinho. E nós, obviamente, queremos que O Guarda-Chuva seja um lugar aconchegante e visualmente confortável. Fica tudo muito mais lindo quando as fotos de um post tem o mesmo tamanho, por exemplo.

(Entendeu? Não? Eu explico. Isso acontece quando uma foto tem o tamanho da outra, pra não ficar aquela bagunça de uma imagem maior que a outra e tal... Exemplo: Você está vendo as fotos de um post e tem uma foto na horizontal, e depois uma na vertical que fica toda 'desencaixada', com espaços em volta dela, ou seja, a imagem é muito grande ou muito pequena pro post, é por isso que padronizados o padrão da imagem!)

4) As donas e colaboradoras devem seguir o Padrão dos Posts (dã).


Agora que já expliquei o que é e pra que serve o padrão, que tal explicarmos direitinho? Vamos lá!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parte 1: As Imagens

Nessa parte, vai ser necessário usar um pouquinho do photoshop pra configurar  o tamanho das imagens.

Fica definido que todas as imagens postadas devem  SEMPRE ter 600px de LARGURA, porque esse é a largura do post escrito. (Entendem? Ou seja, as imagens devem ser configuradas pra se ajustarem a 600px, pra ficarem com a largura exatamente do mesmo tamanho do texto do post, isso garante que todas as imagens não fiquem maiores nem menores que o post)

A ALTURA das imagens pode variar. Mas fique claro que se você fez um post com uma imagem vertical com, por exemplo, 735px de altura, todas as outras imagens verticais do post tem que ter 735px. (A largura continua sendo 600. Então fica 600x735 [seiscentos de largura por setecentos e trinta e cinco de altura). Isso também vale pras imagens horizontais, se em um post sua imagem horizontal tem 600x440, todas as outras imagens horizontais do post devem ter 440px de altura.


Exemplos: 

Imagem HORIZONTAL, com 600px de largura e 440px de altura (600x440)

Imagem VERTICAL com 600px de largura e 735px de altura (600x735)

Obs: Quando colocar a imagem no post, selecione-a e SEMPRE coloque "Tamanho Original" e "Alinhar à Esquerda"

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Parte 2: Os Posts

Os Posts são bem mais fáceis de se padronizar, não precisa mexer no photoshop nem nada. 


A primeira definição é que TODO (absolutamente TODO) post deve ter um título, que vai ser escrito (obviamente) na caixa de título. Isso faz com que o post apareça com o título em rosa na página do blog.


A segunda definição é a letra do post. No blog O Guarda Chuva sempre será utilizada a Georgia, ao menos até que mudemos o theme (a carinha/desing do blog). Mas essa configuração já está arrumada, então não precisa nem mexer!


A terceira é a utilização da gramática. Eu sei que pode parecer chatinho e muita frescura, mas deve-se utilizar a lingua portuguesa corretamente. Porque uma das coisas que mais desanima o leitor é ver uma péssima dicção, uma gramática errônea, a concordância toda distorcida. É muito ruim MESMO ler um blog que seja escrito com desleixo. Então atenção em todos os posts pra não deixar passar muitos errinhos de concordância nominal/gramatical/verbal. Nada de escrever com muitas abreviações (na verdade, está na hora de excluir as abreviações das nossas vidas!) e letras estranhas, cheias de ‘enfeites’. 

Por exemplo, imagina que chato ler um blog assim: “Aiih, meu miguxinho eeH eu resòlvemuus fzz coOmprinháas >.<” Não dá né?

As gírias são permitidas, sim, até porque são muito utilizadas no dia a dia, mas sem exageros né? Eu mesma falo muito ‘hey’, ‘velho’, ‘massa’, mas vamos nos controlar nos posts pra não ficar poluído com gírias.

Bem, acho que por enquanto é isso. Se tiver mais alguma regrinha básica de sobrevivência, eu atualizo o post pra deixar tudo bem claro e explicadinho!


Beijos, Yanca.





2 comentários:







Design feito por Yanca Peixoto. As imagens utilizadas no design foram encontradas no Tumblr e no We Heart It, caso você seja dono de alguma imagem, me contate para atribuir os créditos. O conteúdo do Blog é completamente desenvolvido pelos autores. A cópia é proibida. || Atenciosamente,Yanca Peixoto.